De olho no balanceamento

Conheça os sinais que indicam pneus desbalanceados e quando fazer a manutenção

Balanceamento é o processo de compensação feito para equilibrar o conjunto de pneu e rodas do veículo. Ele é importante para evitar o desgaste prematuro dos pneus e dos componentes da suspensão e da direção. 

Para que serve o balanceamento dos pneus?

O balanceamento é necessário para suprimir trepidações que possam ocorrer no volante do carro. Além disto, quando há desbalanceamento, a direção torna-se instável e ocorre um desgaste irregular dos pneus.

Sinais que indicam pneus desbalanceados

A maneira mais comum de perceber um veículo com pneus desbalanceados é quando o motorista sente trepidação no volante – ou às vezes vibrações no veículo todo – ao alcançar velocidade média de 60km/h.

Porém, quando os pneus do eixo trativo e dos eixos auxiliares está desbalanceado, é mais difícil perceber as vibrações. Por este motivo é necessário balancear todas as rodas com frequência.

Quando o balanceamento deve ser feito?

  • Sempre que houver substituição de pneus;
  • Sempre que for efetuado conserto em pneus ou câmaras;
  • Por ocasião de vibrações no volante ou guidão;
  • Sempre que houver substituição de elementos do conjunto rodante – por exemplo: pastilhas de freios, rolamento da roda, peças da suspensão, etc;
  • Para conjuntos de  bicicletas ou motocicletas que tenham rodas com raios. Neste caso, verifique periodicamente a tensão e o estados deles.

 


CAMINHÕES E ONIBUS

Copyright © 2015 MICHELIN todos os direitos reservados