Como reduzir a resistência à rodagem

4 atitudes simples para diminuir a força de resistência e economizar dinheiro

Fatores que impactam no consumo de combustível.

O pneu precisa ser flexível para proporcionar conforto e aderência, por isso, durante a rodagem ele se deforma em contato com o solo, aquecendo e consumindo energia, portanto combustível. Para voltar à sua forma inicial após cada deformação, o pneu necessita de energia, sendo que parte dela é perdida em forma de calor. Essa perda de energia é chamada de resistência à rodagem, e esta é responsável por 33% do consumo de combustível de um veículo de carga e passageiro. Portanto no caso do pneu de carga e passageiro, para reduzir o consumo de combustível é preciso reduzir a “resistência à rodagem”.

 

Podemos concluir que: pneus,resistência à rodagem e consumo de combustível estão diretamente ligados.

A importância dos serviços Michelin para redução da resistência à rodagem (+ Economia de combustível):

  • Manutenção e calibragem dos pneus

É importante verificar regularmente se os pneus apresentam calibragem correta, perda de pressão, desgastes irregulares, agressões e/ou danos na banda de rodagem, traços de envelhecimento na borracha, objetos retidos na banda de rodagem ou entre geminados, etc. A manutenção correta e calibragem dos pneus diminuem a sua resistência à rodagem reduzindo o consumo de combustível do veículo.

  • Ressulcagem

Um dos benefícios da ressulcagem é aproveitar o período em que a resistência à rodagem do pneu é a mais baixa possível reduzindo o consumo de combustível (a resistência à rodagem de um pneu diminui progressivamente conforme o desgaste da borracha da banda de rodagem).

  • Recapagem MICHELIN

O serviço de recapagem Refill faz o pneu usado ficar novo de novo, mantendo uma baixa resistência à rodagem similar ao pneu novo Michelin.
 

  • Manutenção da Geometria do Veículo

Uma manutenção correta da geometria do veículo; através do alinhamento e balanceamento, e regulagem dos freios diminuem as forças que se opõem ao deslocamento do veículo, reduzindo assim à resistência à rodagem e conseqüentemente o consumo de combustível.

Consulte um Revendedor Autorizado Michelin e saiba mais sobre nossos serviços.
 


CAMINHÕES E ONIBUS

Copyright © 2015 MICHELIN todos os direitos reservados