Baixa pressão nos pneus: um vilão ao seu bolso

Além de aumentar o consumo de combustível, ainda diminui a vida útil do produto

Você sabia que além de perigoso, deixar seu caminhão ou ônibus com a pressão dos pneus abaixo do indicado pode custar caro ao seu bolso? Há dois fatores principais neste sentido:

Redução da vida útil

Dirigir com pressão abaixo do solicitado pelo fabricante causa maior deterioramento ao pneu e pode sobrecarregar o sistema de direção. Além disso, a pressão incorreta gera um desgaste prematuro dos pneus. Para se ter uma ideia, um excesso de pressão de 20% representa uma redução de vida da ordem de 28% e, uma pressão abaixo em 20¢ representa uma perda de vida de aproximadamente 22%.

Aumento do consumo de combustível

A pressão abaixo da recomendada aumenta significativamente a resistência à rodagem dos pneus. Uma pressão de 20% abaixo da recomendada aumenta o consumo em 1,7% (transporte em Longa distância).

Pressão errada é sinônimo de menor segurança

Além de doer no bolso, a pressão baixa nos pneus causa maior fadiga aos mesmos, o que gera uma falha prematura. No caso de uma pressão alta, a mesma pode ocasionar uma menor aderência. Em ambos os casos, a segurança dos bens e pessoas fica comprometida.


CAMINHÕES E ONIBUS

Copyright © 2015 MICHELIN todos os direitos reservados